sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A tática de adubar bons lucros

 
 
Empiricus Research
Mercado em 5 minutos
 
CONFIRA OS NOVOS RELATÓRIOS DISPONÍVEIS:
 
 
 
Vacas Leiteiras
 
Currency Wars
 
Empiricus Long & Short
 
O Programa de Riqueza Permanente
 
 

Apagar de luzes

Por Ricardo Schweitzer16/12/16

:. Exagerou
:. Apagar de luzes
:. Da porta para fora
:. Balão de oxigênio
:. E se der tudo errado?
:. CIEL: Entendendo o novo cenário (PRO)
:. SEER: Disciplina jesuíta (PRO)
:. Novos tempos (PRO)
 


 

00:11 - Exagerou


Algumas vozes já ponderam que o mercado pode estar exagerando na dose nos prognósticos quanto a Trump. “É mesmo?” 
 
Absorvida a sinalização mais estridente do que o esperado por parte do Fed, dólar volta a cair contra euro e treasuries interrompem seis dias de queda, ajustando taxas.
 
Nos emergentes, se dissemina a mensagem de que o fim do “interregno benigno” de que tanto vem falando nosso BC já estava incorporado às expectativas. E o jogo segue.


01:02 - Apagar de luzes


O reflexo é de mercados desenvolvidos em dia relativamente morno, com bolsa americana se sustentando muito próxima da máxima histórica — segundo Yellen, “valuations normais”.
 
Na Europa, algum destaque para o noticiário corporativo de fusões e aquisições.
 
Por aqui, otimismo com ênfase em nomes do mercado doméstico, com noticiário relativamente fraco ante o apagar de luzes da atividade legislativa. 
 
Para 2016, já deu.


02:17 - Da porta para fora


Foi de pouco caso a reação predominante às medidas microeconômicas anunciadas pelo governo na tarde de ontem. Acostumados com os planos econômicos mirabolantes fortemente baseados em investimento público e nos subsídios setoriais que coalham a história econômica brasileira, os “formadores de opinião” de sempre — alguns dos quais achavam as políticas da Dilma o estado da arte — ficaram tristonhos. 
 
O foco é no longo prazo.  “Longo prazo? Mas a gente precisa de crescimento hoje!” 
 
Desde que eu entrei para o mercado, escuto de representantes da indústria a mesma coisa: “somos ultracompetitivos da porta da fábrica para dentro; o problema é da porta para fora”. Excelente: é isso que a equipe econômica sinaliza atacar. Sem subsídios a perder de vista; sem martelar o câmbio para ajudar amigo; sem transposição do Rio Amazonas até Santa Catarina.


03:08 - Balão de oxigênio


Meirelles afiançou que economia começará a dar sinais de recuperação no primeiro trimestre: se apóia na faxina promovida no âmbito fiscal e no afrouxamento da política monetária como alavancas para retomada da confiança.
 
Nesse ínterim, oferece ao empresariado regularização de débitos tributários em condições camaradas a renegociação de empréstimos junto ao BNDES — mas nada de taxas subsidiadas. 
 
A mensagem: tome aqui um balão de oxigênio e trate de colocar a casa em ordem para voltar a trabalhar.


04:00 - E se der tudo errado?


A despeito de avanços no front econômico, sabemos que o cenário político é nebuloso e pode se tornar ainda pior mais à frente.

Dentre os riscos, desdobramentos da abertura da caixa de Pandora de Odebrecht e o julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE.

É saudável, portanto, ter em mente a possibilidade de tudo dar errado — e preparar-se também para uma eventual segunda queda.

Prevenir é sempre melhor do que remediar.
 

 
 

 

Menu do dia


:. EMPIRICUS LONG & SHORT: No Empiricus Long & Short, ganhamos tanto na alta, quanto na baixa da bolsa.

Nossas posições continuam se mostrando resilientes mesmo quando a maioria dos ativos listados sofrem com quedas.

Enxergamos as assimetrias em momentos de instabilidade como oportunidades e lucramos com elas.

Combinando fatores de análises fundamentalistas e bom timing continuaremos rentabilizando o patrimônio de nossos assinantes, mesmo durante períodos de incerteza.

 




 

Links Recomendados 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário