domingo, 30 de outubro de 2016

“É hora de rediscutir o foro privilegiado”

O Antagonista

“É hora de rediscutir o foro privilegiado”


Para Carlos Ayres Britto, ex-presidente do STF, abuso de autoridade também deve ser debatido, mas sem revanchismo

Por Márcio Juliboni

A Operação Métis reacendeu o debate sobre o foro privilegiado dos que ocupam cargos públicos. Para Carlos Ayres Britto, ex-presidente do STF, é o momento de enfrentar com franqueza essa questão. “Gosto muito de uma frase do escritor francês Victor Hugo: ‘Nada é tão irresistível quanto a força de uma ideia cujo tempo chegou.’”, afirma o magistrado.

Ayres Britto interrompeu um almoço de trabalho, na sexta-feira, para atender a O Financista. Leia os principais trechos da conversa:

O Financista: Na sua avaliação, era necessário o aval do STF para a Operação Métis?

Carlos Ayres Britto: Pelos fundamentos perfilados pelo ministro Teori Zavascki, sim. O pressuposto é que se estava rastreando agentes com foro especial. Além disso, tudo se passou no ambiente do Senado. É claro que esse é ainda um juízo preliminar, monocrático. Ainda não houve a discussão do mérito. Mas é um juízo muito sólido. É preciso dizer que o ministro Teori é tecnicamente muito bom. E, no plano subjetivo, sempre muito cauteloso.

O Financista: O episódio reforçou a discussão sobre o foro privilegiado. É preciso revê-lo?

Ayres Britto: A democracia tem esse mérito de, à medida que avança, quebrar todos os tabus e discutir todos os temas. Dentro disso, é hora de se rediscutir o foro privilegiado. Nas monarquias, as relações se dão entre agentes públicos e gente comum. Numa república, não estamos lidando com súditos, mas com cidadãos. A república tende a nivelar todos. É o que está na cabeça do artigo 5º de nossa Constituição: todos são iguais perante a lei. Gosto muito de uma frase do escritor francês Victor Hugo: “Nada é tão irresistível quanto a força de uma ideia cujo tempo chegou.” É provável que haja uma grande redução dos beneficiários do foro privilegiado, restringindo-o aos chefes dos Poderes, por exemplo.

O Financista: Também tramita no Senado um projeto sobre abuso de autoridade. O senhor é a favor de restrições à atuação da PF e dos procuradores?

Ayres Britto: Como disse antes, a democracia derruba todos os tabus. Todos os temas devem ser discutidos. Nenhum consegue se blindar. O problema ocorre quando uma boa ideia é discutida de forma subordinada. Quando é pautada a título de outros interesses, como o revanchismo. E me parece que é este o caso, neste momento.
 

 
 
O Antagonista nas livrarias

Mario Sabino está lançando "Cartas de um Antagonista", pela editora Record. O livro reúne artigos escritos para a nossa newsletter e outros inéditos.
A pré-venda do livro já começou: para reservar um exemplar, clique aqui.
 
 

 
 


 
 

 

O MELHOR DA SEMANA


Lula e sua "conta corrente da propina"


O relatório da PF diz textualmente que o "Amigo" - codinome de Lula - tinha uma "conta-corrente da propina" na Odebrecht. O Antagonista faz questão... [leia mais]



MO delatou Lula e mais um monte de gente


“Os relatos da colaboração de Marcelo Odebrecht são os que mais implicam políticos de PMDB, PSDB e PT”, diz o Valor. Como publicamos aqui, a planilha "Amigo"... [leia mais



Palocci e Mantega atuaram para Odebrecht


No indiciamento, a Polícia Federal também comprovou que Antonio Palocci e Guido Mantega atuaram a mando de Marcelo Odebrecht para que fossem aprovadas medidas fiscais em benefício... [veja mais



Renan não será réu em novembro


Cármen Lúcia não pautou para novembro o julgamento do inquérito aberto contra Renan Calheiros no caso da pensão paga a Mônica Veloso pela Mendes Júnior - com isso... [leia mais



Teori manda suspender Operação Métis


Teori Zavascki
 determinou a suspensão do inquérito da Operação Métis, que prendeu policiais do Senado. O ministro mandou que o processo, que está na primeira instância, seja enviado imediatamente ao Supremo. 



PEC do Teto aprovada em segundo turno


O plenário da Câmara aprovou em segundo turno a PEC do Teto. Agora, a proposta segue para o Senado, onde também será apreciada em dois turnos, o que deve ocorrer até 13 de dezembro. 



MOMENTO ANTAGONISTA


Reveja os vídeos gravados por Claudio Dantas durante a semana:

Nenhum comentário:

Postar um comentário