terça-feira, 18 de outubro de 2016

D. Pedro Casaldáliga, o bispo da Teimosia e da Liberdade

Edilson Martins

D. Pedro Casaldáliga, o bispo da Teimosia e da Liberdade

by edilsonrmartins

nos-do-araguaia-capa
Já que deu liga, e estão pedindo, vai mais informações.
Já que disse que Pedro dedicou, e dedica posto estar vivo, com 88 anos, extremamente lúcido, sua vida aos perseguidos pelo latifúndio e pela repressão no vale do Araguaia, como poucos, preciso explicar.
Pedro, com D. Helder, Moacir Grec, e outros bispos, unidos pela teologia da libertação do grande Papa João XXIII, enfrentaram o latifúndio e os militares, acreditando de forma absoluta em justiça social para os oprimidos.
Não o fizeram inscritos em partidos, que sempre perseguem o poder, é a regra do jogo, mergulhados em ideologia libertária.
Fizeram-no acreditando no legado de Cristo, que certo ou errado, foi o cruzeiro que iluminou esse grupo.
Pertenço a uma geração que perdeu, e perdeu muito, mas esse "Nós, do Araguaia" me dá até hoje um sentimento de ter feito.
Na apresentação tem textos do Frei Betto, Leonardo Boff, do historiado Manuel Maurício, que fez a cabeça das gerações dos anos 70 e 80. 
Vou reproduzir, pedindo desculpas pela minha falta de discrição e humildade, parte do texto do Frei Breto:
"Edilson Martins é um escritor a serviço da parcela mais explorada de nosso povo. Pedro Casaldága é um cristão que se faz semente de libertação no Araguaia. O encontro dessas duas grandes figuras, nas entranhas da Amazônia disputada pela voracidade das multinacionais, resultou nessa obra escrita com sangue. Eis aqui o livro que melhor sintetiza as contradições do Brasil atual".
A 1a edição foi lançada em 1976.

Nenhum comentário:

Postar um comentário