terça-feira, 18 de outubro de 2016

Cantinho Vegetariano

Posted: 18 Oct 2016 01:21 PM PDT
Arroz com Nozes e Uvas-Passas (vegana)
Ingredientes

2 xícaras de arroz cozido (só com sal)
1 xícara de nozes picadas
1/2 xícara de uvas-passas brancas
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picado, ou a gosto
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto

Preparo

Aqueça o azeite de oliva e doure a cebola e o alho. Junte o arroz previamente cozido, as uvas-passas, as nozes, misture bem e deixe no fogo baixo-médio (mexendo) apenas o suficiente para aquecer o arroz, caso esteja frio. Verifique o sal, corrija se necessário e sirva.

Fonte: Projeto Vegan - Foto: Bruna Green
Posted: 18 Oct 2016 11:22 AM PDT
Hortaliças brássicas e seus benefícios
Você sabe quais são as hortaliças brássicas ou crucíferas e quais são os seus benefícios para a saúde? Fazem parte desse grupo a couve-flor, o repolho, o brócolis, a couve-manteiga, a couve-de-bruxelas, a mostarda, nabo, agrião, rabanete e rúcula.

Além de vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes, essas hortaliças apresentam compostos bioativos, que podem produzir efeitos benéficos sobre a saúde. Podem evitar a formação de vários tipos de câncer, incluindo de estômago, esôfago, pulmão, faringe, útero, pâncreas e cólon. São ricas em substâncias que estimulam a produção de enzimas que combatem a sua formação.

Entres os compostos bioativos dessas hortaliças estão os glicosinolatos e S-metil-cisteína-sulfóxidos. Substâncias que se formam a partir desses compostos são capazes de produzir o efeito de prevenção do câncer.

Os isotiocianatos e outros compostos são formados a partir dos glicosinolatos através da ação de uma enzima chamada mirosinase presente nesses vegetais. Seu mecanismo de ação é inibir enzimas capazes de ativar carcinógenos e de induzir enzimas que contribuiriam para a eliminação desses carcinógenos pelo organismo.

Por este motivo não deixe de incluir esse tipo de hortaliça no seu cardápio, que pode ser utilizado em diversos tipos de preparações como molhos, recheio de massas e tortas, sopas, cremes, refogado, gratinado, ou no vapor. Evite o preparo através do microondas, no qual é perdido a enzima necessária para a presença do isotiocianatos.

De qualquer forma é bom deixar claro que vários fatores estão envolvidos na prevenção e no aparecimento de câncer, como outros aspectos alimentares, o meio ambiente, a genética, etc.

Posted: 18 Oct 2016 06:23 AM PDT
Salada de Batata com Grão-de-Bico, Pepino e Maçã (vegana)
Ingredientes

Para o molho:
50 ml de azeite de oliva
50 ml de vinagre de maçã
3 dentes de alho, amassados, ou a gosto
1 1/2 colher (chá) de tomilho desidratado, ou a gosto
1 colher (chá) de páprica em pó
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 1/2 colher (chá) de mostarda Dijon
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Para a salada:
1,5 kg de batatas, cozidas e cortadas em cubos
300 g de grão-de-bico cozido
4 pepinos em conserva, cortados em cubos
1 maçã descascada e cortada em cubos
35 g de alcaparras, ou a gosto
1 alho-poró pequeno, cortado em rodelas
Cebolinha verde picada a gosto (para decorar)

Preparo

Misture bem todos os ingredientes e reserve. Numa saladeira grande, junte todos os ingredientes da salada, despeje sobre eles o molho reservado e misture bem. Verifique o tempero e corrija, se necessário.

Dica - A salada fica ainda melhor se preparada na véspera e conservada no refrigerador até o momento de servir.

Fonte: Receita e foto do blog Tofu for Two
Posted: 17 Oct 2016 04:18 PM PDT
Pratos vegetarianos de dar água na boca - Mais de 100 receitas tentadoras preparadas com vegetais
Autora: Georgina Fuggle
Páginas: 176
Editora: Publifolha
COMPRAR

Em mais de 100 receitas veganas ou ovolacto-vegetarianas, os vegetais são as grandes estrelas desse livro e fazem bonito como prato principal ou acompanhamentos. O segredo da chef britânica Georgina Fuggle é usar a criatividade na combinação das hortaliças, dos temperos e das ervas em pratos nutritivos e variados que incentivam a diminuição do consumo de carne.

Os capítulos foram organizados de acordo com os tipos de vegetais e sua sazonalidade: raízes; espécies da família do alho e da cebola; verduras e leguminosas; frutos; cogumelos; repolhos, couve-flor e outras hortaliças brássicas. As receitas exploram ingredientes facilmente encontrados nos supermercados, além de outros não tão usuais, em saborosas opções de pratos quentes, saladas, refeições leves e doces. Incluem também sugestões de variações e dicas de como servir.

Destaque para a Salada de batata-doce crua com gengibre e maçã; a Trança de alho-poró recheada; o Cuscuz de espinafre, mirtilo e pepino com homus de limão; o Gougère de champignon e stilton; e a Torta de abóbora com merengue de canela, entre outras delícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário