Com objetivo de fundar uma nova nação humana além da Terra, uma equipe de cientistas de diferentes nacionalidades, liderada pelo Dr. Igor Ashurbeyli, fundador do Centro de Pesquisa Aeroespacial Internacional, revelou o inusitado projeto da construção de uma gigantesca estrutura espacial que servirá como um país, com capacidade para abrigar cem mil seres humanos.  
Conforme informações do jornal britânico Daily Mail, o anúncio foi proferido nesta quarta-feira (12), durante conferência de imprensa em Paris (França). De acordo com os membros do projeto, a futura nação se chamará Asgardia – nome escolhido pelos estudiosos.
Durante o evento, a equipe revelou que o lançamento de um satélite em 2017, elaborado pelos integrantes do projeto, marcará o início da construção do país independente.
Embora a ideia de um mundo artificial ao redor da Terra pareça ter sido copiada de algum filme Sci-Fi hollywoodiano, pesquisadores afirmaram que o projeto Asgardia é real. Inclusive, eles já estão cadastrando cem mil pessoas para habitar o local.
Para se inscrever, basta acessar o link (http://asgardia.space/citizenship) e preencher corretamente os dados. Os cem mil primeiros inscritos serão oficialmente cidadãos de Asgardia, segundo os estudiosos.
Preocupados com os nocivos efeitos da radiação cósmica do espaço profundo, eles ressaltaram o desenvolvimento de um escudo protetor em torno da futurista estrutura. Na concepção dos pesquisadores envolvidos no programa, o equipamento protegerá Asgardia contra as ameaças cósmicas, como as erupções solares e as colisões de asteroides.
Conheça Asgardia
Segundo o líder do programa, Dr Igor Ashurbeyli, quando Asgardia começar a existir ele será um país independente, com regimento próprio. No entanto, o cientista avalia que a futura ‘nação espacial’ irá interagir com os terráqueos. “Asgardia é uma nação de pleno direito e independente e um futuro membro das Nações Unidas - com todos os atributos que esse estatuto implica”, disse.
Segundo o cientista, a elaboração do país também servirá para estimular a exploração espacial de forma mais ampla. Ashurbeyli avaliou a possibilidade de aumentar as pesquisas científicas na gravidade zero com o surgimento de uma nação cósmica próximo à Terra.
Na mitologia nórdica, Asgardia (ou Asgard) é um mundo habitado por deuses como Odin e companhia.