quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Airbag para ciclistas: Promissor, mas ainda não é ideal

Airbag para ciclistas: Promissor, mas ainda não é ideal

Airbag para ciclistas: Promissor, mas ainda não está pronto
O protótipo é usado como uma pequena bolsa no pescoço, inflando-se ao redor da cabeça quando seus sensores detectam uma possível colisão. [Imagem: Stanford University]
Proteção para a cabeça
Os primeiros testes com um airbag para a cabeça mostraram que é possível proteger melhor os ciclistas contra as quase inevitáveis quedas.
De fato, o bioengenheiro David Camarillo, da Universidade Stanford, nos EUA, começou a desenvolveu o "head-bag" depois de sofrer duas concussões em acidentes de bicicleta.
"Capacetes ciclísticos de espuma podem e têm demonstrado a capacidade de reduzir a probabilidade de fratura de crânio e outras lesões cerebrais mais graves. Mas eu acho que muitos acreditam erroneamente que um capacete de ciclista está lá para proteger contra uma concussão. Isso não é verdade," argumenta ele.
Airbag ciclístico
O airbag ciclístico é mais do que um capacete melhorado, já que ele protege também o pescoço.
O protótipo é usado como uma pequena bolsa no pescoço, inflando-se ao redor da cabeça quando seus sensores detectam uma possível colisão.
"Nós fizemos testes de queda, os testes federais típicos para avaliar capacetes ciclísticos, e descobrimos que o airbag, com a pressão inicial correta, pode reduzir as acelerações da cabeça de cinco a seis vezes mais quando comparado com o capacete tradicional," contou Mehmet Kurt, responsável pelos experimentos.
Airbag inteligente
Mas o airbag ciclístico ainda não está pronto para uso. Observe a ressalva "com a pressão inicial correta" feita pelo pesquisador: o processo químico usado para inflar o airbag não conseguiu garantir a pressão adequada em todos os testes, que envolveram quedas de 80 centímetros a dois metros.
A equipe está voltando à prancheta, afirmando que pretendem também deixar o airbag mais inteligente, tornando-o capaz de calcular a pressão adequada a cada possível impacto.

Bibliografia:

Modeling and Optimization of Airbag Helmets for Preventing Head Injuries in Bicycling
Mehmet Kurt, Kaveh Laksari, Calvin Kuo, Gerald A. Grant, David B. Camarillo
Annals of Biomedical Engineering
DOI: 10.1007/s10439-016-1732-1

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