quinta-feira, 13 de outubro de 2016

A Amazônia vai virar savanas e a África será aqui

 Edilson Martins

A Amazônia vai virar savanas e a África será aqui

by edilsonrmartins
amazonia-desmatamento-soja
(...) - O modelo econômico insustentável das últimas décadas na Amazônia, baseado em mudanças no uso da terra, desmatamento e frequentes incêndios florestais, somado a eventos climáticos extremos que afetam a região, provoca estragos irreversíveis na floresta.
(...) - Atuais modelos climáticos dizem que até 2050 metade da floresta amazônica pode se transformar em savanas degradadas ou florestas sazonais, mais secas e pobres em biodiversidade e biomassa. Se o aquecimento na região ultrapassar 4º C, ou mais de 40% da floresta forem desmatados, atingiremos a ruptura do equilíbrio floresta-clima.
Quem faz este alerta são os cientistas Carlos Nobre e Juan Castilla-Rúbio. Carlos Nobre tem referência internacional, e desde há muito, juntamente com o irmão, se debruça sobre o presente e o futuro da Amazônia.
O mundo avança tecnologicamente, de forma inimaginável. Mas a vida no planeta vai ficando cada vez mais degradada. 
Nobre me disse certa vez, durante uma entrevista, há uns 1o anos, exatamente o que repete agora; o mundo pagará caro pela transformação da Amazônia em savanas degradadas ou florestas sazonais.
Na verdade, já está acontecendo. E, no entanto, o Sudeste dominanante,  política e economicamente, não " tá nem aí".


Nenhum comentário:

Postar um comentário