sábado, 17 de setembro de 2016

Velho Diabo:“Nunca jureis a verdade, porque a verdade, além de indecente, é insuportável.”

 Edilson Martins

Velho Diabo:“Nunca jureis a verdade, porque a verdade, além de indecente, é insuportável.”

by edilsonrmartins
diabo
A Olimpíada deu Adeus, consta que ela e o Rio encantaram o mundo, e por aqui fiquei, na Serra da Bocaina, entre Serra do Mara e da Mantiqueira, do que sobrou da bela mata Atlântica, convivendo com a desilusão do meu vizinho.
Desilusão rica de ensinamentos.
O nome de batismo do Velho Diabo é João Mateus, mas aqui, na Serra, entre Rio e SP, ninguém deixa de ter um apelido.
Minhas visitas ao seu Rancho têm se estreitado, principalmente por ter ele feito um pacto com o Diabo, onde obteve tudo na vida – poder político, riqueza, vassalagem, gratidão dos excluídos, apoio de banqueiros e empreiteiros – mas ao final percebeu que fora ludibriado.
Há dois dias me mostrou um Manuscrito beneditino, coisa que nunca tinha feito até então para ninguém, que me deixou encantado.
É um raro, talvez único, na terra, Evangelho do Diabo, já denunciado por Santo Agostinho, onde fica claro, conforme conta Machado, que “a Igreja do Diabo imita a Igreja de Deus”.
Tudo na linha do Sermão da Montanha, à maneira de S. Mateus.
Há ensinamentos bizarros, de uma atualidade assustadora, apesar de elaborado no começo dos começos, com o mundo ainda em formação.
“16º – Não jurareis falso, e cumpri ao Senhor Deus os teus juramentos.”
Ele se contrapõe. E no 17º mandamento, adverte;
 “Nunca jureis a verdade, porque a verdade, além de indecente, expondo quem a professa, é insuportável. Mas jurai sempre a propósito de tudo, porque os homens foram feitos para crer mais nos que juram falso.”
– Se disserdes que o Sol vai desaparecer, todos irão correndo comprar velas.
No 22º Mandamento consta: 
“Não confieis em ninguém. Em verdade vos digo que, cada um de vós é capaz, sempre, de enganar ao outro, destruí-lo, até porque um rosto sofrido, maus modos, um passado de retirante, não é garantia nenhuma de dignidade”.
Ao me despedir indaguei:
– Por que tanta sabedoria nessa entidade, que disputa com Deus parte do rebanho humano, obtendo mais vitórias que o Criador?
Meu anfitrião sorri - riso indecifrável -, toma nova talagada de Cocal, cachaça deliciosa, dos infernos, e nem por isso menos saborosa, e ensina:
– Perceba, distinto amigo – um cheiro de enxofre invadiu seu diminuto quarto; não é que seja um superdotado, um iluminado, mente privilegiada.
– O Diabo é vitorioso porque é Velho.
O cheiro de enxofre tomou conta da casa inteira.
agosto/2016

edilsonrmartins | 16 de setembro de 2016 às 3:07 PM | Tags: Velho Diabo - Velho Testamento - A verdade é indecente | Categorias: Sem categoria | URL: http://wp.me/p5iPRc-5H4

Nenhum comentário:

Postar um comentário