quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Lula e PT – e os círculos infernais de Dante

 Edilson Martins

Lula e PT – e os círculos infernais de Dante

by edilsonrmartins
dante-aligueri
22/09/2015 – Revisitando o passado
O país vive dias de angústia, perplexidade, população assistindo a tanta gente bacana presa, insegurança geral, nada se podendo prever para o dia de amanhã.
Amargura absoluta.
Nesse clima, todos os dias, ou quase, se fala que Dilma vive o “Inferno de Dante”, assim como o seu governo.
Uma das 5 ou 6 pessoas que, eventualmente visitam este blog, pede que se diga algo sobre o que foi esse “Inferno”.
Tal mérito o blog não tem, mas vamos lá.
Primeiro o livro se chama “Divina Comédia”, muitos anos após a morte de seu autor, Dante Alighieri, que em vida comeu o pão que o Diabo amassou.
A obra é considerada fundadora da língua italiana moderna.
Ao optar por escrevê-la em italiano vulgar (na época, o latim ainda era a língua dominante) Dante deu o empurrão para a difusão do idioma atual.
O livro narra a viagem de Dante em busca de sua amada, Beatriz, falecida. Ao percorrer o Inferno, o Purgatório e o Paraíso, aliás, este último o bloco mais chato, vai encontrando as almas de amigos, inimigos, personalidades históricas.
Ocorrida em 1300, a viagem de Dante, acompanhado de Virgílio, começa numa 6ª feira santa, e vai até após o domingo de Páscoa.
Ao escolher os condenados aos 9 Círculos do Inferno, não poupa ninguém, nem mesmo os amigos aos quais devia imensos favores.
Vai para o Inferno, Virgílio, seu mestre, ao lado de Platão. E, no entanto, ambos ficam no limbo, no 1º Círculo Infernal.
O PMDB jura que passou todo o 1o mandato de Dilma no limbo.
Já com Beatriz, sua musa, rara exceção, que em vida viu apenas uma única vez, se é que viu, segue com ela para o Paraíso. 
Ah, como são divinos os amores platônicos!
Dante foi um visionário? Escreveu prevendo, 700 anos antes, o que aconteceria no Brasil? A narrativa da Divina Comédia tem a ver com nossa história atual?
Por isso a obra de arte é eterna, o que não acontece com a ciência, volátil, fugaz, com a música, ou qualquer outra arte, com as ideologias, com os fanatismos.
E, no entanto, quem viveu e não a leu, pode dizer que não viveu. Ou não viveu suficientemente.
É uma das narrativas mais deliciosas e desconcertantes, sobre a alma humana, que todo o Ocidente já produziu, ao lado, certamente, das agruras e delírios do Cavaleiro da Triste Figura.
edilsonrmartins | 22 de setembro de 2016 às 2:50 PM | Tags: Divina Comédia - Lula e seu Inferno - Dante Aligheri | Categorias: Sem categoria | URL: http://wp.me/p5iPRc-5P7

Nenhum comentário:

Postar um comentário