terça-feira, 30 de agosto de 2016

Veríssimo e a matilha de vira-latas que o perseguirá em suas crônicas

 Edilson Martins

Veríssimo e a matilha de vira-latas que o perseguirá em suas crônicas

by edilsonrmartins
luis-fernando-verissimo-recebe-a-condecoracao-da-ordem-de-rio-branco-das-maos-do-entao-presidente-luiz-inacio-lula-da-silva-em-2005-1353610251151_956x500
Mesmo com toda a boa vontade, Veríssimo, apesar de aparente serenidade, sortido de peso, glutão, é o que parece, não tem mais jeito.
No dia 20 de agosto, agora, no jornal gaúcho ZH, voltou a prevaricar, escrevendo numa de suas crônicas que não via diferença entre as manifestações de rua contra o Governo Dilma e as matilhas de vira-latas.
No mesmo dia, uma professora, Rosália Saraiva, das filhas do príncipe das crônicas, o escritor estatizado, publicou num blog uma resposta que envergonha até quem não mais a tem, conforme lembrou um jornalista.
" Prezado LF Verissimo:
(...) Na crônica com o título ‘O Vácuo’, comparaste os manifestantes contra o governo aos cachorros vira-latas que, no passado, corriam atrás dos carros, latindo indignados. Dizes que nunca ficou claro o que os cães fariam quando alcançassem um carro, por ser uma raiva sem planejamento. E que os cães de hoje se modernizaram, convenceram-se de seu próprio ridículo, renderam-se ao domínio do automóvel.
(...) Na tua infeliz e triste comparação, os manifestantes de hoje são vira-latas obsoletos sitiando um governo que mais se parece com um Fusca indefeso, que sabem o que NÃO querem – Dilma, Lula, PT – mas não pensaram bem NO QUE querem no seu lugar. Como um velho e obsoleto cachorro vira-lata, quero te latir (não sei se entendes a linguagem de cachorros) algumas coisas:
(...) Independentemente das motivações de cada um, tenho certeza de que todos os cachorros na rua correm em busca dos sonhos perdidos, que, em 13 anos, foram sendo atropelados não por um Fusca indefeso, mas por um Land Rover de corrupção, imoralidades, mentiras, alianças políticas espúrias, compras de pessoas, impunidade, incitação à luta de classes, compra de votos com o Bolsa Família , desrespeito e banalização da vida pela falta de segurança e de atendimento digno à saúde, justiça falha, etc, etc."

Nenhum comentário:

Postar um comentário