sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Veríssimo: arte não rima com engajamento

 Edilson Martins

Veríssimo: arte não rima com engajamento

by edilsonrmartins
luis-fernando-verissimo-recebe-a-condecoracao-da-ordem-de-rio-branco-das-maos-do-entao-presidente-luiz-inacio-lula-da-silva-em-2005-1353610251151_956x500
O mais relevante de o fim de um ciclo - o 2º governo Lula e os dois de Dilma - nos deixando um país quebrado, o maior empreiteiro da economia – o estado – inadimplente, despesas governamentais maiores que a receita, 12 milhões de desempregados, assim é porque nos parece, talvez seja o resgate de Veríssimo à condição de cronista.
Excelente cronista, sem polêmica. Agora, diante de tantas evidências, parece ter posto a viola no saco encauchado.
Nesses 13 anos de lulopetismo havia se transformado em militante de uma bandeira bizarra, enganosa, e passara à condição de panfletário, carbonário, defensor intermitente das malandragens de Lula e seus seguidores.
Só por isso, quem sabe, já valeu o crepúsculo do ciclo enganoso da Nova República bolivariana.
Não creio nessa versão que sua radical defesa fose resultado dos livros adquiridos pelo ministério da Educação. Debito tal intriga na conta da maledicência humana.
Nenhuma obra de arte resiste ao engajamento. Sua validade é temporal. Sobrevive apenas quando a verdade é filha da autoridade, e nunca filha do tempo.

edilsonrmartins | 26 de agosto de 2016 às 1:22 PM | Tags: Verissimo - cronicas - engajamento - militância política | Categorias: Sem categoria | URL: http://wp.me/p5iPRc-5nI

Nenhum comentário:

Postar um comentário