domingo, 28 de agosto de 2016

Dilma e o sectarismo petista

 Edilson Martins

Dilma e o sectarismo petista

by edilsonrmartins
demetrio_magnoli
Demétrio Magnoli é também um filósofo. Seus artigos são, quase sempre, imperdíveis. Vejamos alguns trechos de sua coluna, hoje, na mídia impressa.
(...)Não culpe os outros ("golpe das elites") ou as circunstâncias ("crise internacional"). Investigue seus erros, sobretudo um, que interessa ao futuro da convivência democrática no Brasil. Refiro-me ao sectarismo. Mais que às "pedaladas fiscais" ou ao escândalo na Petrobras, sua derrota final deve-se ao sectarismo.
(...)O sectário, no sentido que aqui interessa, é o militante convicto, intolerante, de uma doutrina faccional. No fracasso de sua política econômica encontram-se as raízes do impeachment. Não lhe faltaram alertas: diversos economistas sérios avisaram que o voluntarismo estatal conduziria à inflação, ao déficit, à dívida, à erosão da produtividade e, finalmente, à depressão.
(...)Sua resposta sistemática, e a dos seus, foi rotulá-los como agentes de interesses antipopulares: serviçais das altas finanças ou do imperialismo. Não teria sido apropriado enxergar aqueles economistas "liberais" como brasileiros tão bem-intencionados quanto os economistas "desenvolvimentistas" que a cercavam? Mas o sectário concentra-se nos motivos supostos, não nas ideias, dos que o criticam.
edilsonrmartins | 27 de agosto de 2016 às 6:40 PM | Categorias: Sem categoria | URL:http://wp.me/p5iPRc-5oJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário