terça-feira, 19 de julho de 2016

Época de caça ao Pokemon “Go” mostra que não há opção senão “o jogo” na política

 Ceticismo Político

Época de caça ao Pokemon “Go” mostra que não há opção senão “o jogo” na política

by lucianohenrique
pokemon-go
Alguns iluministas (adeptos do projeto iluminista, e não os iluministas clássicos) pareciam acreditar que o ser humano estava evoluindo para um "estágio mais racional". Um dia alcançaríamos uma sociedade universal, onde a "razão" daria o tom. Decerto os mais espertos não acreditavam nessa conversa. Apenas lançavam mão do frame "razão" com um fim: obter a sensação psicológica positiva de ser reconhecido como "o mais racional" perante a plateia.
Seja lá como for, a ilusão do projeto iluminista se esfarelou. A cada dia a humanidade anda mais "besta", por assim dizer. O tema abordado no filme "Idiocracia" é mais sério do que parece. O que era uma comédia ridícula virou um drama real. No livro "A Geração Superficial: o Que a Internet Está Fazendo Com Os Nossos Cérebros" (The Shallows, de Nicolas Carr) vemos que dia após dia as pessoas estão perdendo a capacidade de pensar. Na era da Internet, essa limitação só aumentou.
E agora temos isto... pessoas adultas correndo atrás de personagens virtuais no mundo real:
Lá se foi o projeto iluminista de vez. Chegamos a um ponto de não retorno...
E há um lado positivo nisto. Agora temos que encarar de vez que a era "do debate" já se foi há muito tempo. Entram em cena os frames, as narrativas, os slogans e as rotulagens. Ah, é claro, como eu poderia deixar de citar os memes?
Se havia ainda alguma dúvida de que a única alternativa que hoje temos é a guerra política - na qual as vitórias são decididas pelos melhores rótulos, frames, memes e daí por diante -, o sucesso do Pokemon "Go" mostrou que ficar na esperança de vencer as contendas pelo meio do debate aristotélico é uma fantasia. Tanto quanto sair correndo atrás de bichinhos imaginários no celular.

Para adquirir o livro “Liberdade ou Morte”, você pode consultar o site da Livraria Cultura ou da Saraiva.
lucianohenrique | 18 de julho de 2016 às 10:51 pm | Categorias: Uncategorized | URL:http://wp.me/pUgsw-g4L

Nenhum comentário:

Postar um comentário