A partir de 2017, três das maiores operadoras do Brasil (Net, Vivo e Oi), pretendem oferecer somente planos de internet fixa com limite de dados. Hoje a maior parte das operadoras oferece planos por velocidade, sem limitar o seu tráfego mensal. Mas o que isso significa? Resumidamente, quando você atingir o seu limite mensal de tráfego (calculado pelas operadoras entre 80 e 100GB) a internet será reduzida a uma velocidade (MUITO) lenta, como já acontece hoje no seu celular, ou será cortada, dependendo do seu plano/contrato.
Na prática: 
Plano de 4 ou 5 Mbps
— O limite de dados para a linha ficaria entre 50 GB e 60 GB por mês, dependendo da operadora.
— Com essa franquia, seria possível ver cerca de dois filmes de duas horas em HD na Netflix por semana.
Plano de 15 Mbps
— O usuário tem direito a uma franquia mensal entre 80 GB e 100 GB, variando conforme o contrato
— Com essa franquia seria possível ver, em HD, uma média de quatro filmes de duas horas por semana na Netflix.
Referência
— A Netflix estima que o uso de dados em seus vídeos na qualidade alta é de até 3 GB por hora para HD e 7 GB por hora para Ultra HD.
Ou seja, a internet vai ficar ainda mais cara e quem não puder pagar por planos altíssimos, terá o seu acesso a internet limitado todos os meses. Internautas do Brasil inteiro estão se mobilizando pela campanha #InternetJusta com umapetição online que já ultrapassa 1,3 milhão de assinaturas.
O Canal no Youtube 'Cadê a Chave?' fez um vídeo explicativo falando todos os detalhes do processo e os impactos sociais que a medida deve trazer a partir do ano que vem. Assista: