segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Torcedora protesta em campo contra ditadura petista durante FlaXFlu

 Ceticismo Político

Torcedora protesta em campo contra ditadura petista durante FlaXFlu

by lucianohenrique
foradilma
Sabemos que o Flamengo venceu o Fluminense em jogo ocorrido em Brasília, capital do DF. A pergunta é: e daí?
Como já conheci o estudo do processo vicário, não gosto de futebol - e gostava antes - e hoje não dou a mínima para isso. Na verdade, torcer por times de futebol é apenas um subproduto evolutivo, que nos faz transferir a rivalidade dos conflitos humanos para um esporte, e, depois, pelo processo vicário, não precisamos fazer parte dos conflitos para obter "sensações de vitória". Basta se sentir do lado daqueles vitoriosos. Todas as espécies animais possuem estes feedbacks, incluindo golfinhos, guaxinins, pelicanos e peixes beta.
Quando conhecemos o funcionamento deste processo, passamos a escolher melhor como experimentar essas sensações. Daí podemos descarregar em outros contextos, como na política, vencendo debates, humilhando oponentes, rotulando inimigos e daí por diante. Lançar um texto de shaming na política é muito melhor do que assistir uma vitória de seu time em jogo de futebol. E ainda não ficamos irritados com a incompetência dos técnicos e dirigentes de nossos times. Tudo bem que nos incomodamos quando vemos Aécio Neves agir feito frouxo ou Jair Bolsonaro cometer deslizes na hora de duelar com seus adversários, mas em algumas interações temos controle, pois participamos diretamente. Aliás, temos maior poder de pressão direta sobre candidatos na política do que n o futebol. No futebol, na maior parte das vezes as vitórias dependem unicamente de partes alheias à nossa esfera de ação.
Seja lá como for, usar os mecanismos da rivalidade humana na política é muito mais produtivo que torcer para futebol. É por isso que já diziam que o futebol é o ópio do povo, pois, sem ele, as pessoas iriam controlar a testosterona se dedicando a outras lutas. Para conhecer mais sobre esse processo, recomendo o livro The Secret Lives of Sports Fans, de Eric Simons, com estudos interessantes sobre o processo vicário aplicado ao esporte.
Então, de que importa o jogo entre Flamengo e Fluminense? É que uma torcedora adentrou ao gramado para protestar contra a tirania petista.
Leia mais a partir do UOL:
Uma torcedora aproveitou o clássico entre Flamengo e Fluminense em Brasília, neste domingo, para fazer sua manifestação política. Segurando um cartaz com os dizeres "Fora Dilma", ela paralisou o jogo, antes de ser rapidamente retirada pelos seguranças do estádio Mané Garrincha.
De calça jeans e enrolada em uma bandeira do Brasil, ela aproveitou uma paralisação durante um lance de ataque aos 33 minutos do segundo tempo, driblou a segurança na arquibancada atrás de um dos gols e invadiu o gramado.
Antes de ser detida por dois seguranças, ela correu por alguns metros e chegou a se aplaudida por parte da torcida presente ao Mané Garrincha.
Além dos dizeres "Fora Dilma" em um lado do cartaz, o outro convocava para uma manifestação no próximo dia 13.
Divertido:
lucianohenrique | 21 de fevereiro de 2016 às 10:05 pm | Tags: bolivarianismoextrema-esquerda,guerra políticajogos políticosmarxismopetralhasPTsocialismo | Categorias: Outros | URL:http://wp.me/pUgsw-bQK

Nenhum comentário:

Postar um comentário