segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Noblat, quer realmente saber onde o PT “se perdeu”?

 Ceticismo Político

Noblat, quer realmente saber onde o PT “se perdeu”?

by lucianohenrique
noblat
Leio na página de Rodrigo Constantino uma resposta a Ricardo Noblat. Este último questionava: "onde o PT se perdeu?". Veja o que diz Noblat:
Em que momento de sua história o PT se perdeu? Foi quando Lula, depois de três derrotas consecutivas, achou que para vencer em 2002 deveria “jogar o jogo”? Foi quando a governar com partidos, ele preferiu aliciar o apoio individual de deputados e senadores? Ou foi quando ele, uma vez superada a fogueira do mensalão, convidou o PMDB para ser o principal parceiro do PT no seu segundo governo? Escolha o momento que lhe pareça o mais significativo. Existem outros.
O meu preferido é o primeiro – aquele de “jogar o jogo”. Dirão os pragmáticos inescrupulosos: sem jogar conforme as regras usuais, Lula e o PT jamais teriam chegado ao poder.  Pergunto: valeu a pena ter chegado desprezando os valores e princípios que pareciam distingui-los de outros políticos e partidos?
Apenas pareciam, como ficou demonstrado nos últimos 13 anos. Lula e o PT governaram sem dispor de ideias para o país. Favorecidos por uma conjuntura econômica mundial positiva, improvisaram o quanto deu. Quando não deu mais, viram no aparelhamento do Estado e na corrupção os únicos meios de se sustentar no poder. Deu no que vemos.
[...] Lula não passa, nunca passou de um malandro esperto e carismático que concordou em ser cavalgado por parte da esquerda – e que acabou por cavalgá-la.
[...] A opção por “jogar o jogo”, que empurrou Lula e o PT rampa acima do Palácio do Planalto, empurrará Dilma, Lula e o PT ladeira abaixo em 2018 - ou mesmo antes.
Simplesmente, a maioria esmagadora dos brasileiros quer vê-los pelas costas. A incompetência e a corrupção exauriram o país. Ele não pode continuar mais se arrastando sem direção. Chega! Basta!
Constantino diz:
O PT nunca lutou pelas causas certas. Quem tenta aliviar o partido, os “intelectuais” socialistas que ajudaram em sua criação, os comunistas da Teologia da Libertação, um casamento forçado entre Marx e Cristo com clara predominância do primeiro, está tentando preservar uma ideologia nefasta e culpar o “pragmatismo” por toda a desgraça. Nada mais falso. O PT não ferrou o Brasil quando casou com o PMDB. Sem os fisiológicos do partidão de “centro”, o Brasil seria uma Venezuela! Era isso, afinal, que o PT desejava, conforme o próprio Lula alegava.
Noblat presta um desserviço ao repetir essa ladainha de que o PT “se perdeu”, traiu sua história, sua trajetória. Sua trajetória sempre foi de luta pelas causas erradas, esquerdistas, antidemocráticas, populistas. O PT é o câncer da política nacional. Ele e suas “linhas auxiliares”, como o PSOL. Esse discurso serve apenas para deixar o caminho livre para que a esquerda radical tente outra vez levar o país na direção errada.
Eu discordo especialmente de Noblat, e parcialmente de Constantino.
O PT sempre lutou pelas causas certas. De acordo com seus objetivos, é claro: conquistar o poder totalitário. Todavia, Constantino acerta bem ao dizer: "Sem os fisiológicos do partidão de “centro”, o Brasil seria uma Venezuela! Era isso, afinal, que o PT desejava, conforme o próprio Lula alegava." Mas vale de novo ressaltar: o país, nas mãos do PT, vai na direção certa... a caminho do totalitarismo.
Mas existe um ponto onde o PT errou. O partido de fato fez uma política econômica e de poder acertadíssima em relação aos seus objetivos totalitários. Neste ponto, não cometeu erros, mas acertou. Tudo funcionava conforme o script, mas aí surgiu uma cunha no meio do caminho: o presidente da Câmara.
Logo após a vitória de Dilma, os planos petistas tinham como pilar a censura de mídia. Cunha barrou este jogo. Ele selaria o pleno sucesso do plano totalitário. Com a mídia censurada, é fácil esconder por vários anos os escândalos de corrupção e a destruição da economia. E mesmo que o povo sofra com o colapso econômico, uma mídia controlada poderia colocar a culpa, por exemplo, "no imperialismo ianque". Eduardo Galeano já tem os frames prontos para a jogada funcionar.
As explicações dadas por Noblat são infantis e apaziguadoras. São baseadas em fantasias de jardim da infância que insistem em imaginar o PT como um partido de anjinhos que "se perderam" e viraram demônios. Acho que ele já passou da idade de crer nessas tolices, Noblat. Por favor, vamos parar com isso. Sejamos adultos.
Assim, a resposta à Noblat é simples: o PT "se perdeu" ao não conseguir censurar a mídia em tempo. No resto, estava no caminho previsto.
Em tempo: existe uma forma de censura sutil hoje em dia, mas não há nada como uma "Ley de Medios". Esse era o ouro que iria emoldurar o sucesso do projeto socialista do PT.
lucianohenrique | 29 de fevereiro de 2016 às 9:19 pm | Tags: bolivarianismoguerra políticajogos políticosmarxismopetralhasPTsocialismo | Categorias: Outros | URL: http://wp.me/pUgsw-c4e

Nenhum comentário:

Postar um comentário