terça-feira, 23 de junho de 2015

Galáxia "perdida no espaço"

Galáxia "perdida no espaço" está estranhamente isolada

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/06/2015
Uma galáxia perdida no espaço
[Imagem: NASA/ESA/D. Calzetti/H. Ford]
Galáxia perdida no espaço
Galáxias gostam de companhia, e o mais comum é encontrá-las em grupos, formando os chamados aglomerados galácticos.
Mas este não é o caso da NGC 6503, uma galáxia "perdida no espaço".
A NGC 6503 está estranhamente isolada, no interior de uma região do espaço chamado "Vazio Local", uma porção do espaço com pelo menos 150 milhões de anos-luz, no interior do qual não se encontra praticamente nada.
A galáxia perdida está apenas a 18 milhões de anos-luz de nós - portanto na borda do Vazio Local - e foi fotografada pelo telescópio Hubble na constelação do Dragão, bem próxima do pólo norte celeste.
Ela mede cerca de 30.000 anos-luz, um terço do tamanho da Via Láctea, e não é muito difícil localizá-la, já que praticamente não há nenhum outro corpo brilhante nas suas proximidades.
Esta imagem é uma composição de duas fotos, tomadas com filtros diferentes.
A coloração vermelha deriva de uma exposição de 28 minutos através de um filtro projetado para captar a emissão do gás de hidrogênio, revelando as brilhantes nuvens de gás associadas com as regiões de formação estelar.
A outra imagem foi gerada por uma exposição de 12 minutos através de um filtro de infravermelho próximo, convertido para cor azul para contraste. Esta imagem é mais recente, capturada cerca de 10 anos depois da primeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário