terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

LENTE BIÔNICA

Robótica

Lente de contato telescópica faz zoom de 2,8 vezes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/02/2015
Lente de contato com zoom
O telescópio foi montado em uma lente de contato rígida. [Imagem: Eric Tremblay/Joe Ford/EPFL]
Lente de contato com zoom
Ainda não é a "super-visão" do Super Homem, mas já é possível ajustar o zoom de uma lente de contato até uma aproximação de 2,8 vezes.
Além da lente de contato com zoom, pesquisadores suíços criaram óculos com sensores que permitem que a aproximação da visão possa ser controlada apenas com uma piscadela especial - os óculos não se deixam enganar pelo piscar normal dos olhos.
"Acreditamos que essas lentes são muito promissoras para pessoas com baixa visão e com degeneração macular relacionada à idade," disse Eric Tremblay, da Escola Politécnica Federal de Lausanne.
A lente de contato com zoom incorpora um minúsculo telescópio reflexivo no interior de uma membrana de apenas 1,55 milímetro de espessura. Minúsculos espelhos manipulam a luz para expandir o tamanho percebido dos objetos e obter uma ampliação que pode chegar a 2,8 vezes.
O telescópio foi montado em uma lente rígida, conhecida como lente escleral, que tem um diâmetro maior do que as lentes flexíveis mais comuns, e são usadas em casos especiais, como pacientes com córneas de formato irregular. Como são rígidas, as lentes esclerais representam uma plataforma atraente para a incorporação de outras tecnologias, incluindo sensores e eletrônicos, diz Tremblay.
Um dos grandes desafios foi manter a lente porosa, uma vez que o olho precisa respirar. A permeabilidade da lente-telescópio foi obtida com pequenos canais de 0,1 mm, que permitem que o oxigênio do ar flua por baixo de toda a lente e atinja toda a extensão da córnea.
Lente de contato telescópica faz zoom de 2,8 vezes
O zoom das lentes de contato é controlado piscando os olhos, graças a um aparato eletrônico montado em óculos. [Imagem: Eric Tremblay/Joe Ford/EPFL]
Óculos controlados pelo olhar
A equipe também desenvolveu uma técnica para controlar eletronicamente as lentes, permitindo que a pessoa altere entre visão normal, sem qualquer aumento, uma ampliação corretiva e a "visão telescópica".
O sistema, constituído por um pequeno LED e um fotodetector, foi montado em uma armação de óculos. Ao piscar o olho direito, o usuário aumenta o zoom, diminuindo-o com uma piscada do olho esquerdo. O sistema é sensível o suficiente para não ser afetado pelo piscar normal dos olhos.
Já existem no mercado óculos com pequenos telescópios, voltados para pacientes com degeneração macular, mas eles são grandes e não são ajustáveis, exigindo que a pessoa movimente a cabeça para encontrar o ponto ideal de visão.
"É muito importante e difícil encontrar um equilíbrio entre a função e os custos sociais de usar qualquer tipo de dispositivo visual volumoso. Há uma forte necessidade de algo mais integrado, e uma lente de contato é uma direção atraente. Neste momento, [os protótipos] estão apenas em estágio de pesquisa, mas estamos esperançosos de que acabarão por se tornar uma opção real para pessoas com degeneração macular," disse Tremblay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário