quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

fracasso no setor elétrico

Imbassahy mostra contradições de Dilma e culpa presidente por fracasso no setor elétrico

27 de janeiro de 2015
Email Share
Linhas de Transmissao de Energia Foto DivulgacaoEm 2013, a presidente Dilma foi à televisão anunciar que as contas de luz ficariam mais baratas e que o Brasil, “que já é uma potência energética”, estaria aumentando a produção. A lembrança foi feita pelo líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA). Ele compara o irreal discurso da petista com a dura realidade: “as contas estão mais caras, o país sofre com apagões e o governo fala em racionamento”. O tucano atribui à presidente o fracasso do setor elétrico. “Ela é a única culpada pela crítica situação que enfrentamos no momento”, alerta.
Um vídeo postado pelo parlamentar no Facebook mostra o abismo entre o prometido por Dilma e a verdade sobre uma área fundamental para o desenvolvimento nacional. Nele, Dilma faz uma análise totalmente surreal sobre a energia e promete serviço “cada vez melhor e mais barato”. Em seguida, numa prova real de que a petista mentiu à nação, é mostrada a notícia do apagão do último dia 19, que deixou onze estados e o Distrito Federal às escuras. Apagão esse que se soma à lista de outros 141 ocorridos desde 2013, época das declarações da presidente contidas no mesmo vídeo.
“Hoje nós vemos que a presidente mentiu aos brasileiros. As contas de luz estão subindo de maneira astronômica, os apagões ocorrem cada vez com mais frequência e duração maior e já se fala em racionamento”, lamenta Imbassahy. O deputado afirma que não é possível acreditar no que diz a presidente, pois ela conhecia a realidade e ainda assim sustentou a mentira. Mas a verdade sempre vem à tona e não demorou muito para aparecer.
No último domingo, o Instituto Teotônio Vilela (ITV) divulgou documento com um diagnóstico completo sobre o que levou o setor elétrico ao cenário atual. O texto afirma que com a ocorrência cada vez mais frequente de apagões, o país está na iminência de racionar energia. “O sistema elétrico nacional encontra-se desorganizado, a produção anda no fio da navalha e já compromete o desempenho da economia”, alerta o ITV.
Ainda de acordo com o Instituto, o modelo atual foi concebido e implantado por Dilma desde que ocupou o Ministério de Minas e Energia.  Ou seja, a presidente é a principal responsável pelo fracasso que tem levado milhões de brasileiros a pagar mais caro por um serviço que corre o risco de ser interrompido a qualquer momento. A intervenção patrocinada pelo governo da petista fez com que as empresas de energia se desestruturassem, bilhões em recursos públicos fossem consumidos e investimentos afastados. O jeito agora é racionalizar o consumo para não ficar sem o serviço.
Diante desse cenário, onde os reajustes nas tarifas de energia poderão chegar a 40% ainda neste ano, Imbassahy reforça: Dilma é a culpada por tudo.”Dilma foi a gestora do setor elétrico nos últimos 12 anos. Foi a ministra de Minas e Energia, introduziu o modelo novo, foi chefe da Casa Civil, chegou à Presidência da República, meteu a mão no sistema elétrico, fez essa confusão toda, como fez com a Petrobras também, e o resultado é essa situação de racionamento e contas cada vez mais caras. A única responsável pelo que está acontecendo é ela.
*Da Liderança do PSDB na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário