sábado, 23 de agosto de 2014

OBRAS PARA QUEM E ONDE ESTÃO?


DEMOCRATAS.
Como se não tivesse muito a ver com isso, a presidente Dilma Rousseff afirmou na última segunda-feira que se encontra "inconformada" com os atrasos nas grandes obras brasileiras.

Como se não tivesse a ver com isso, um dia depois a presidente Dilma foi vistoriar mais uma obra atrasada, a ferrovia Norte-Sul. O trecho que a presidente inaugurou em maio encontra-se parado por falta de manutenção.

A presidente foi à obra fazer campanha, mas, de acordo com a Folha de S. Paulo, nenhum trem com carga jamais circulou pelo trecho que liga Anápolis a Palmas (TO). Isso porque, depois de pronto, não foi escolhida uma empresa para cuidar da segurança e da manutenção dos trilhos e oferecer trens para o transporte.

A presidente Dilma também ficou irritada porque não encontrou obras em sua propaganda eleitoral que será veiculada a partir da semana que vem na TV. Mandou seus marqueteiros incluírem imagens de duas obras atrasadas e inacabadas, da hidrelétrica de Belo Monte e da própria Norte-Sul.

É preciso algum assessor mais corajoso alertar à presidente que desde 2007, quando foi nomeada "mãe do PAC", ela própria é a principal responsável pela condução das grandes obras do Brasil. Segue então uma lista de obras inconclusas e mesmo superfaturadas da era PT:

Transposição do rio São Francisco: deveria ter ficado pronta em 2010, mas hoje tem só metade das obras concluídas. A promessa agora é terminá-la em 2015 ou 2016, ao custo de R$ 8,2 bilhões. O preço inicial era de R$ 4 bilhões.

A ferrovia Transnordestina deveria estar pronta em 2010. Dos 1,7 mil km previstos apenas 96 km estão integralmente prontos. O custo saltou de R$ 4,5 bilhões para R$ 7,5 bilhões.

A Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) deveria começar a funcionar em sua primeira fase em julho de 2013. O orçamento passou de R$ 4,3 bilhões para R$ 5 bilhões. Não há novo prazo para a Fiol ser inaugurada.

A Refinaria Abreu e Lima quando ficar pronta será a mais cara já feita no mundo. O custo começou em R$ 4 bilhões e já chegou a R$ 35,8 bilhões. Por enquanto tem frequentado mais as páginas policiais do que as de economia.

A Refinaria Premium I foi uma das maiores promessas da então candidata Dilma para o Maranhão. Passados quase quatro anos, o local onde ocorreu a promessa é apenas um terreno com terraplanagem inconclusa.

A lista, na verdade, não tem fim. A presidente Dilma não tem sido capaz de entregar suas obras prometidas. Falta apenas admitir que ela quem comandou todo esse fracasso com mão de ferro nos últimos sete anos. A presidente tem tudo a ver com isso.

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