quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O CHEFE CAPÍTULO 4 (IVO PATARRA)

A história do ‘acordo criminoso’ da
chapa Lula/José Alencar em 2002
A revelação dos detalhes da negociação entre o Partido dos Trabalhadores e o Partido
Liberal para acertar a chapa Lula/José Alencar que disputaria a Presidência da República
em 2002 constituiu um dos episódios mais graves da era Lula. Não teve a repercussão
merecida. A verdade é que não houve entendimento político em torno de propostas para o
País, nem tampouco o debate sobre um programa de governo. Tratou-se de dinheiro, apenas. De quanto o PT repassaria para o PL, a fim de obter apoio do partido ao qual era filiado
o homem que Lula desejava como seu vice-presidente.
Ao denunciar o escândalo do mensalão, o procurador-geral da República, Antonio
Fernando de Souza, qualificou a aliança eleitoral entre PT e PL de “acordo criminoso”. Ele
acusou o deputado cassado José Dirceu (PT-SP) e os presidentes nacionais das duas legendas, deputado José Genoino (PT-SP) e o na época ex-deputado Valdemar Costa Neto (PLSP), que havia renunciado para se livrar de eventual cassação do mandato por quebra de
decoro. Mas deixou de fora Lula (PT-SP) e José Alencar (PL-MG). Trecho da denúncia
encaminhada ao STF (Supremo Tribunal Federal), na qual o procurador-geral abordou as
operações de lavagem de dinheiro com as quais o PT pagou o PL:
“De fato, consciente de que os montantes eram oriundos de organização criminosa voltada para o cometimento de crimes contra a administração pública e contra o sistema financeiro nacional, os denunciados articularam mecanismo para dissimular a origem, natureza e
destino dos valores auferidos.”
A história do acordo PT/PL quase não repercutiu porque foi revelada num dos momentos
mais graves do escândalo do mensalão e acabou ofuscada pela enxurrada de acontecimentos. A revista Época que trouxe a entrevista com Valdemar Costa Neto confessando a operação de suborno circulou em 13 de agosto de 2005, no dia seguinte àquele em que Lula
admitiu ter sido “traído por práticas inaceitáveis” e afirmou não ter vergonha de dizer ao
povo brasileiro “que nós temos de pedir desculpas. O PT tem que pedir desculpas. O governo, onde errou, tem que pedir desculpas”.
Lula, aliás, jamais iria apontar quem o traíra. Nem tampouco é o caso de simplesmente
pedir desculpas para se livrar de atos criminosos. Lula procurava ganhar tempo na tentativa
de reduzir os danos do depoimento do publicitário Duda Mendonça à CPI dos Correios,
ocorrido na véspera. Talvez tenha sido o fato mais marcante da crise. O homem responsável
pela campanha que elegera o presidente da República confessara o recebimento de R$ 11,9
milhões em caixa 2. Dinheiro repassado por Marcos Valério, e que serviu para pagar os
serviços prestados a Lula por Duda Mendonça em 2002. Para muitos analistas, teria sido o
momento certo para deflagrar o processo por crime de responsabilidade contra Lula, cuja
pena seria o seu impeachment.
Neste contexto, chegava às bancas de jornal a revista Época com a entrevista de Valdemar
Costa Neto concedida aos repórteres Thomas Traumann e Gustavo Krieger. Como se sabe,
38
Valdemar Costa Neto foi um dos artífices da aliança PT-PL. Ele dera os detalhes do acordo:
- Tudo começou nas negociações para fechar o apoio a Lula em 2002, com José Alencar,
do PL, como vice. Tivemos muitas reuniões em Brasília, na casa do José Dirceu. Sempre
participavam o João Paulo Cunha, quase sempre o Silvio Pereira, sempre o Delúbio Soares,
além do José Alencar.
Valdemar Costa Neto contou que, com a aprovação da verticalização das eleições, ou
seja, com a obrigatoriedade de as alianças regionais seguirem a coligação nacional, o PL
precisou de dinheiro:
- A questão é que o PL precisava ter 5% dos votos para ter as verbas do fundo partidário. Com a verticalização, as nossas chances de chegar a 5% eram pequenas, porque só
poderíamos coligar com o PT. Falei para o Zé Dirceu: “Para isso, preciso de uma estrutura
muito maior para segurar meu pessoal”. Ele falou: “Mas quanto?” Eu falei: “R$ 15 milhões, R$ 20 milhões”.
O PT dizia não ter dinheiro. Valdemar Costa Neto envolveu Lula e Alencar:
- Já estávamos fazendo uma nota conjunta dizendo que a coligação PT-PL não ia sair
quando me liga o Zé Alencar. Eu contei a ele que não conseguimos chegar a um número.
“Não vou prejudicar nosso pessoal todo em troca de uma aliança”, falei. O Zé Alencar disse
para eu não assinar a nota conjunta. Daí 15 minutos, ele ligou e disse que o Lula viria no dia
seguinte a Brasília resolver o assunto.
Ficou claro o envolvimento de Lula. Valdemar Costa Neto dissera que não se chegara a
“um número”, Alencar pediu um tempo e em 15 minutos telefonou e informou que Lula
viajaria a Brasília para resolver. A negociação:
- A reunião foi no apartamento do deputado Paulo Rocha. Estavam lá o Lula, o José
Alencar, o Dirceu e o Delúbio. O Lula chegou para mim e disse: “Quer dizer então que você
é o nosso problema?” “Não posso matar o nosso pessoal”, respondi. O Zé Dirceu não queria
falar de dinheiro, queria negociar a participação no governo: “Valdemar, vamos governar
juntos?” Respondi: “Mas, desse jeito, não vai sobrar ninguém na Câmara para governar
junto com vocês”. Depois o Lula até falou para o Zé Alencar: “Vamos sair porque esta
conversa é entre partidos, não entre candidatos”. Daí o Delúbio chegou perto de mim e
disse: “Vamos conversar”.
- E vocês falaram de números...
- O Lula e o Alencar ficaram na sala e fomos para o quarto eu, o Delúbio e o Dirceu. Eu
comecei pedindo R$ 20 milhões, para levar uns R$ 15 milhões. Daí, ficou aquela discussão.
Uma hora, o Zé Alencar entrou e falou: “E aí, já resolveram?” Eles achavam que iam arrecadar R$ 40 milhões. Eu falei: “Tira R$ 15 milhões para a gente. É justo”. Eles ameaçaram
ir embora. O Lula mandou ligar para o Patrus Ananias e avisou que, se a conversa não desse
certo, ele seria o candidato a vice na chapa. Uma hora, o Dirceu chegou a dizer “acabou”.
Eles batiam tanto o pé comigo que eu pensei: “Ô povo firme. Esses vão me pagar rigorosamente em dia”. Daí chamei o Zé Dirceu de volta para o quarto. O Zé Alencar veio junto.
Falei: “Vamos acertar os R$ 10 milhões”. Voltamos para a sala e avisamos: “Está fechado”.
Lembro ainda que o Zé Alencar falou “peça tudo por dentro”.
- Lula sabia que a conversa no quarto era sobre dinheiro?
39
- Ele sabia. O presidente sabia o que a gente estava negociando. Olha, ele e o Zé Dirceu
construíram o PT juntos. O Lula sabia o que o Dirceu estava fazendo. O Lula foi lá para
bater o martelo. Tudo o que o Zé Dirceu fez foi para construir o partido.
- O vice-presidente José Alencar falava “tudo por dentro”. E o presidente Lula
dizia o quê?
- Nunca falou. Quando saí, ele me falou: “Então está liquidado o assunto”. O Lula foi lá
para autorizar a operação. E não vejo nada demais. O que ninguém esperava é que desse
essa lambança.
Hora do pagamento. Delúbio Soares procurava Valdemar Costa Neto:
- Em fevereiro de 2003, ele falou que ia me dar a primeira parcela. Falou para eu mandar
meu pessoal até a SMPB, em Belo Horizonte, para pegar o dinheiro. Perguntei quanto era.
Ele disse: “Eu não sei. Vai lá”. Mandei o Jacinto Lamas. Chegou lá, o Jacinto me liga: “Não
é dinheiro, me deram um envelope”. Eu falei: “Nem abre”. E liguei para o Delúbio. Falei:
“Delúbio, é um envelope”. Ele falou: “Não tem problema, pode trazer”. Mandei o Jacinto
levar o envelope fechado para São Paulo, até o flatonde eu morava. Quando abri o envelope, eram cheques. O total era de R$ 800 mil. Todos cheques da SMPB, para uma empresa
chamada Guaranhuns. Eu liguei de novo para o Delúbio. Ele falou: “Fica tranquilo, que eu
vou mandar buscar o cheque aí”. Passa uma hora, vem um segurança, desse pessoal que
mexe com dinheiro, e falou assim: “Vim resgatar”. E me deixou o dinheiro. Dinheiro vivo,
cash. Estava numa daquelas malinhas com rodinhas, de levar no aeroporto. Chamei alguns
fornecedores de campanha e eles pegaram todo o dinheiro.
- Esse procedimento, de pegar cheques na SMPB e trocar por dinheiro em São
Paulo, se repetiu?
- Duas ou três vezes. O sujeito chegava, colocava o dinheiro na mesa e pedia que eu
conferisse. Separava direitinho nos pacotes.
Valdemar Costa Neto garantiu que o dinheiro não seguia para deputados do PL, apenas
para fornecedores de campanha. Nas viagens a Belo Horizonte, segundo ele, o tesoureiro
Jacinto Lamas foi buscar um total de R$ 3,2 milhões. O presidente do PL disse que ficava
preocupado com a logística de mandar pegar cheques na capital mineira, mas o esquema
não incomodava Delúbio.
- Quando você está no governo, você é o dono do mundo. Você não tem preocupação
com nada. Eu disse para ele: “Você está me mandando em cheque e eu quero em dinheiro.
Para com isso. Me tira desse negócio lá de Minas Gerais, que está ficando ruim para mim”.
Aí, eles inventaram aquele negócio do Banco Rural. Mas foi só em setembro. De abril a
setembro de 2003, não recebi nada.
- O dinheiro era sempre entregue na SMPB ou no Banco Rural?
- Não, teve dinheiro que eles entregaram para mim. Entregaram para o Jacinto em
Brasília... O Jacinto chegou a receber em hotéis. Uma vez, em São Paulo, mandaram ele
pegar o dinheiro num restaurante. Era sempre o Delúbio quem me avisava que o dinheiro
estava liberado.
Os repórteres de Época perguntaram quando os pagamentos passaram a ser feitos diretamente no Banco Rural. Valdemar Costa Neto respondeu:
40
- O Delúbio falou: “Vou mandar o dinheiro para Brasília. Pega no Banco Rural”. Isso me
atrapalhava, porque os credores do PL estão em São Paulo. O Jacinto Lamas deixava o
dinheiro comigo, e os credores iam receber lá em casa. Primeiro no hotel Academia de
Tênis, onde eu morava. Depois na minha casa, em Brasília.
Valdemar Costa Neto levou uma “geladeira de um ano” do ministro José Dirceu, por
divergências na Reforma da Previdência. Nesse período, de acordo com ele, “José Dirceu
escolheu operar com o Roberto Jefferson. O Jefferson era o cara que estava sempre com
eles, que andava com o Lula. Eles entraram nesta porque quiseram. Jefferson é um sujeito
conhecido na praça”.
- Conhecido como?
- Conhecido. Como um cara mal-intencionado, perigoso. Para indicar diretor de estatal...
Ele diz que indicava diretores de estatais para arrecadar dinheiro para o PTB. Em dois anos
de governo Lula, o PTB arrecadou oficialmente R$ 200 mil. Ele diz que arrecadava R$ 400
mil por mês em uma estatal. Onde ele punha esse dinheiro? Ia para o bolso dele. Eles
acabaram como tinham de acabar. Em Brasília, você é obrigado a conviver com pessoas que
não gosta. Mas não precisa colocar dentro de sua casa. Eles escolheram conviver com um
cidadão assim. Eles indicavam aos deputados para ir para o PTB. Tem de perguntar para
eles por que esta preferência.
Época indagou quanto Valdemar Costa Neto recebeu do esquema Valério:
- Foram R$ 6,5 milhões. Não chegou aos R$ 10,8 milhões que estão falando. Estão
botando R$ 4 milhões a mais na minha conta. Dinheiro que foi repassado para a Guaranhuns
e um outro cheque, que não é nosso.
- Delúbio Soares diz ter montado o caixa 2 sozinho. É possível que o ex-ministro
José Dirceu não soubesse do que estava acontecendo?
- O Zé Dirceu sempre comandou o PT. O Zé e o Lula. Eu cheguei a cobrar o Zé diversas
vezes no Planalto. Falei: “Zé, meu dinheiro está vindo pingado, em conta-gotas”. Falei que
eu queria receber tudo de uma vez. O Zé disse: “Calma que o Delúbio está providenciando
o dinheiro para te pagar. Ele vai arrumar o dinheiro e resolver tudo”.
- Ele sabia o que o Delúbio estava fazendo?
- É gente deles. Esse pessoal construiu o PT junto. Delúbio, Lula e José Dirceu são a
mesma família. Por que, agora, na desgraça, só um vai pagar? Tenho certeza de que o
Dirceu nunca fez nada que o presidente não aprovasse.
Três dias depois de publicada a confissão de Valdemar Costa Neto, o vice José Alencar
concedeu entrevista durante evento no Palácio do Planalto. Confirmou as declarações
de Valdemar:
- Tudo aquilo que ele fala é verdade. Houve uma reunião e houve um acordo. Esse
acordo está registrado na imprensa no ano de 2002, um acordo eminentemente político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário