sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Criativo e empreendedor, Brasil é constrangedor em inovação, diz Financial Times

Com informações da BBC - 25/10/2013
Um artigo de opinião publicado nesta quarta-feira no diário britânico Financial Times diz que o Brasil mostra "abundância em criatividade e empreendedorismo", mas, ao mesmo tempo, tem tido um desempenho "constrangedor" na área de inovação tecnológica.
"Os brasileiros têm orgulho do que sua criatividade conquistou nas artes, arquitetura e futebol - pense na Bossa Nova, Oscar Niemeyer e Neymar," escreve Marcos Troyjo, diretor do BRICLab, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
Ele diz que essa mesma criatividade teria sido aplicada com sucesso em produtos de empresas como Embraer, Natura e Alpargatas (sandálias Havaianas), e lembra que o país foi saudado como o mais empreendedor de todos os países do G20 pelo relatório Global Entrepreneurship de 2010.
"Mas por que nós não vemos (no Brasil) mais start-ups buscando se tornar Googles, Teslas ou Twitters?" pergunta ele. "Por que o país vai tão mal quando se trata de abrir empresas inovadoras com foco em tecnologia?"
O autor diz que é "constrangedor" quando se considera o número de pedidos de patentes feitos por empresas brasileiras na Organização Mundial de Propriedade Intelectual: "Em 2012, os Estados Unidos entraram com 50 mil pedidos; a China, com 17 mil; e o Brasil só com 600".
"O país precisa mudar para desabrochar", diz o texto que abre o caderno e que alerta para a necessidade de o país encorajar avanços no setor, dizendo que, no mundo de hoje, "não é suficiente ser apenas um exportador de commodities," diz o artigo, que está em um caderno especial do Financial Times dedicado ao Brasil e focado nos desafios que o país enfrenta no setor de inovação e pesquisa.
Ciência voltada para Negócios
Troyjo reconhece que o país tem crescido em publicações científicas, mas nota que não são trabalhos "com foco em produtos inovadores".
Ele diz que iniciativas do governo como o Ciência sem Fronteiras são bem-vindas, mas que o programa mal chega perto de uma Pesquisa e Desenvolvimento voltada para o mercado, que "requer uma abordagem mais simpática a negócios".
O texto avalia que o setor privado deve ter um papel mais atuante para mudar este cenário e que sem reformas econômicas vai ser difícil para o país gerar produtividade e prosperidade para seu setor de pesquisa e desenvolvimento de inovações.
"Inovação geralmente brota de uma interação entre capital, conhecimento, espírito empreendedor e um ambiente apropriado," escreve Troyjo.
"É possível criar um ambiente desses quando o Brasil investe apenas 1% do PIB em pesquisa e desenvolvimento, contra uma média de 2,3% (dos países) da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico)?" pergunta ele.
Troyjo aponta essa situação - falta de foco e investimento em inovação tecnológica - como causa da "desindustrialização da pauta de exportações do Brasil", ao lado do apetite da China por commodities da agricultura e da mineração.
"As exportações dos setores de agricultura e mineração do Brasil ultrapassaram as de bens manufaturados no ano passado. Isto não acontecia desde 1978", diz o Troyjo.
IE

Nenhum comentário:

Postar um comentário