terça-feira, 21 de maio de 2013

PARABÉNS EMBRACO.


Embraco mostra aço autolubrificante na Feimafe
(19/05/2013) - A Embraco fará sua estreia na Feimafe este ano. Fabricante de compressores herméticos para refrigeração, a empresa decidiu participar do evento para apresentar seus desenvolvimentos na área da ciência dos materiais: uma solução inovadora em reatores a plasma com dupla função para recobrimentos e o primeiro aço autolubrificante de alta resistência do mundo.
Segundo a Embraco, “as novas tecnologias oferecem benefícios para segmentos da indústria de manufatura de ferramentas, metal/mecânica, automotiva e de óleo e gás. No segmento automotivo, por exemplo, as inovações podem aumentar a produtividade das montadoras e reduzir o impacto ambiental nas linhas de produção”.
O reator a plasma é utilizado para recobrir peças metálicas com uma camada resistente e anticorrosiva. Ele oferece maior produtividade e menos tempo de processo de recobrimento, pois reveste e faz a limpeza da peça em um único ciclo de produção, possibilitando retirar completamente qualquer resíduo. Por isso, a cobertura adquire maior qualidade e torna a peça mais confiável quanto a sua vida útil e desempenho.
Produzido no Brasil, o reator a plasma utiliza matérias-primas nacionais, o que possibilita reduzir seu custo de produção. Além disso, a tecnologia embarcada no reator da Embraco possibilita, por exemplo, reduzir em até 70% o custo de nitretação de uma peça metálica. Outro benefício da nova tecnologia é que ela não utiliza gases tóxicos, não tem emissão de poluentes e não gera resíduo. Isso somente é possível porque todo o processo de limpeza e recobrimento acontece no reator, sem necessidade de outros maquinários e aditivos químicos e detergentes para a limpeza da peça.
AÇO AUTOLUBRIFICANTE - A outra novidade que a Embraco leva à Feimafe é o aço autolubrificante, que está em fase de testes em larga escala. O material é de alta resistência e tem potencial autolubrificante. A inovação foi desenvolvida por meio da metalurgia do pó - união de pó de ferro e carbono, sinterizados com estoques de lubrificantes sólidos. A composição do metal é feita de maneira que essa lubrificação funcione durante toda a vida útil de uma peça, seja ela integrante de qualquer sistema mecânico que necessite de alta resistência.
“Acreditamos que o aço autolubrificante revolucionará a maneira de pensar a engenharia mecânica, pois todos os sistemas que precisam de alguma lubrificação para evitar o atrito poderão utilizar nossa tecnologia e, no limite, eliminar o uso de óleo. É uma alternativa totalmente sustentável e acreditamos que terá um grande potencial de aplicação, principalmente na indústria automotiva”, explica Lima.
A Embraco já obteve a concessão, ao longo de sua história, de 1.277 cartas patentes e, há 31 anos, a empresa mantém parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica, com o LabMat, Laboratório de Materiais, e com o Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (Polo) da UFSC, construído entre 2003 e 2006, ambos em parceria com a Embraco, especialmente para atender as necessidades de pesquisa na área de ciência dos materiais e refrigeração.

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