sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

SEJA RESPONSÁVEL, NÃO MALTRATE E NÃO ABANDONE OS ANIMAIS.

Aquisição por impulso é uma das causas de abandono de animais
A adoção ou aquisição de um animal envolve compromisso e responsabilidade que, muitas vezes, são ignoradas pelo dono

É o caso de quem compra ou adota por impulso, sem se dar conta que um cão, por exemplo, vive em média 12 anos, irá crescer e precisar de ambiente e espaço adequados.

O resultado desta falta de consciência é a quantidade de cães e gatos abandonados. A Área de Medicina Veterinária da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) atende diariamente entre 20 e 25 animais de rua, vítimas de acidentes e maus tratos. Já aconteceu outras vezes deste número ultrapassar 40 atendimentos.

A Lei Nº 9.605/1998, que trata de crimes ambientais, prevê pena de três meses a um ano e multa em caso de prática de abuso, maus tratos, ferimento ou mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticados. Além de branda, quem comete crime contra animais, em vez de prisão e multa, as reverte em cestas básicas determinadas pela Justiça.

Enquanto as alterações do Novo Código Penal são discutidas no Congresso Nacional, em Porto Alegre, a Seda vem realizando um trabalho de conscientização para evitar o abandono de animais que, depois de um tempo, se tornam indesejáveis e “pesados” para seus donos.

“A caminhada é longa, mas o primeiro passado já foi dado. Nossa equipe vai às escolas conversar com as crianças sobre guarda responsável, o assunto também é abordado durante a consulta veterinária, em uma ligação telefônica, com pessoas com quem conversamos na rua, durante as ações de fiscalização. Enfim, a palavra, o olho no olho e a persistência são nossas ferramentas para garantir os Direitos Animais”, diz Adriana Lopes, veterinária da Seda.

Um exemplo de amor - A servidora do DMLU Maria Angélica Cardoso dos Santos dá exemplo de como é possível mudar a história de um animal através do carinho e da guarda responsável. No fim de 2012, ela adotou Mariqunha, uma Sem Raça Definida (SRD) cadeirante que passou meses em tratamento na Área de Medicina Veterinária (AMV) após atropelamento que quase lhe custou a vida.

No dia 13 de janeiro passado, Maria Angélica pediu ajuda da Seda para um gato atropelado em frente à sua casa. O animal foi submetido a exames e constatada fratura na mandíbula. Encaminhado à Clínica do Forte, o felino passou por cirurgia se recupera bem na AMV.

Segundo Adriana Helena, o felino está recebendo alimentação pastosa através de sonda, tratamento a base de antibióticos e terá alta na próxima semana. Ele também será adotado por Maria Angélica, que é apaixonada por animais e tem seis cães e nove gatos em casa, todos de rua. “Todos são adotados, sendo que três dos nossos cães foram retirados do lixão. Somos pessoas simples, mas não falta nada em minha casa, nem para meus três filhos, nem para meus bichos”, diz Angélica.

Responsabilidade
A guarda responsável prevê que o tutor cumpra algumas recomendações indispensáveis: um espaço com caminha, água à vontade e ração, bem como segurança para que o animal não se machuque ou fuja.

Na Área de Medicina Veterinária da Seda, todos os animais esterilizados são, também, microchipados. Só em 2012, foram 8.830 procedimentos cirúrgicos com identificação que, é uma boa forma de localizar os tutores que perderam ou abandonaram seus animais.
Fonte: Imprensa PMPA
Autor: Roberta Amaral
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário