segunda-feira, 15 de outubro de 2012

HORÁRIO DE VERÃO.

Horário de verão não trará economia para o consumidor
Avaliação é do professor Reinaldo Castro Souza, da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

O horário de verão começa no próximo dia 21 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e mais o estado da Bahia.
A medida poderá trazer uma diminuição da demanda de energia nos horários de pico entre 5% e 5,5%, dando maior estabilidade ao sistema elétrico.
Mas isto não representará redução da conta de luz para o consumidor.
A avaliação é do professor Reinaldo Castro Souza, da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).
Sem economia para o consumidor
No verão, o sistema elétrico tende a ficar muito carregada no horário que se estende das 18 horas às 21 horas, principalmente no horário de pico, quando a iluminação pública é ativada e as pessoas vão para suas casas, ligam a televisão e usam o chuveiro elétrico.
Com o horário de verão, não há a coincidência de uso de energia sobretudo quanto à iluminação pública, destacou Reinaldo.
Para os consumidores residenciais, considerados de baixa tensão, o professor explicou que não há diminuição na conta de luz porque os consumidores continuam usando energia, mas apenas deslocam esse uso.
"Você apenas está ajudando o sistema elétrico brasileiro e o Operador Nacional do Sistema (ONS) a não ter que ligar termelétricas e fazer altas manobras para gerar mais energia," diz o especialista.
Para a indústria e o comércio, dependendo da tarifa que têm contratada com a distribuidora, pode haver algum ganho porque vão estar economizando nesse horário de ponta.
Só com sol forte
Para o sistema, contudo, há uma redução da demanda.
"Há uma queda, nesse período mais crítico, em torno de 5% da demanda. A potência demandada pelos consumidores vai ser menor nesse horário de ponta. As estimativas ao longo dos anos são em torno de 5% a 5,5% de redução de demanda. Mas o consumo praticamente fica o mesmo, principalmente para os consumidores de baixa tensão," explica Reinaldo.
Porém, a diminuição da demanda é registrada somente nos dias quentes, quando a luminosidade natural é forte. Nos dias nublados e com chuva, a diminuição é zero.
Fonte: Diário da Saúde
Autor: Redação
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte
O horário de verão significa que em 10 anos de governo PT, nada foi feito para garantir demanda de energia. Por essas e outras que estamos tendo um apagão atrás do outro. Que maravilha, e quem era a ministra de minas e energia no governo do Lula? acertou quem disse Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário