sábado, 29 de setembro de 2012

IPHONE x TRABALHO.

Rio e São Paulo estão entre as cidades mais caras do mundo; veja top 10
Segundo pesquisa, são necessárias 106 horas de trabalho para um paulistano comprar um Iphone. Já no Rio esse número sobe para 160 horas.
Apesar da queda em relação a 2011, Rio de Janeiro e São Paulo ainda estão no ranking das cidades mais caras do mundo. O levantamento feito pelo banco suíço UBS pesquisou 72 grandes cidades de todo o planeta.
Em 2011, São Paulo estava na 19ª posição e o Rio em 26º. Para este ano a capital paulista caiu para o 44º lugar e o Rio logo em seguida, para o 45º.
Oslo, capital da Noruega, se manteve em 1º lugar, seguida por Zurique (Suíça) e Tóquio (Japão). Jacarta (Indonésia), Manila (Filipinas) e Nairóbi (Quênia) são as mais baratas. Confira as dez cidades mais caras do mundo:
Cidades mais caras do mundo
PosiçãoCidadePaís
*UBS Prices and Earnings 2012
OsloNoruega
ZuriqueSuiça
TóquioJapão
GenebraSuiça
CopenhagenDinamarca
Nova YorkEstados Unidos
LuxemburgoLuxemburgo
EstocolmoSuécia
CaracasVenezuela
10ºLondresInglaterra
O estudo avaliou o preço de uma cesta de 122 bens e serviços, ajustados às flutuações cambiais. O ranking de custo de vida foi calculado pela divisão do preço dos bens pelo salário líquido por hora, ponderado em 15 setores. As grandes cidades mais baratas para se viver são Bucareste (Romênia), Nova Delhi (Índia) e Mumbai (China).
Índice Iphone
O levantamento da UBS também é composto pelo “Iphone Índex”, que mediu quanto tempo as pessoas de determinada cidade precisam trabalhar para comprar um Iphone 4S de 16GB. Em São Paulo são necessárias 106 horas de trabalho para comprar o aparelho da Apple. Já no Rio, um trabalhador precisa de, em média, 160 horas de trabalho para ter o mesmo produto, considerando um valor fixo do smartphone.
Em Zurique, onde o trabalhador mais ganha, são necessárias apenas 22 horas e em Manila, capital das Filipinas, 440 horas de trabalho para conseguir comprar um Iphone.
A pesquisa ainda avaliou o tanto de horas que as pessoas se dedicam ao trabalho e descobriu que o menor tempo de serviço é na Europa. Já os continentes que mais trabalham, segundo a pesquisa, são: Ásia, África, Oriente Médio e América do Sul. Nestes locais as pessoas trabalham mais de 2.000 horas por ano.

Fonte: InfoMoney
Autor: Heraldo José Marqueti Soares
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte
RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário