sexta-feira, 20 de julho de 2012

ÁGUA AQUECIDA PELO SOL.

Sistema solar permite economia de 70% de energia para aquecer água em residências
Preço acessível permite que o produto se pague em até oito anos, podendo economizar até R$ 200 por mês

É natural que as famílias pensem que as tecnologias sustentáveis estão longe de serem aplicadas em residências tradicionais, mas a realidade é bem diferente do senso comum. Um sistema solar térmico de alta eficiência, destinado ao aquecimento de água de um lar com quatro pessoas, é um investimento acessível que permite o uso de aproximadamente 70% da energia gratuita. O custo-benefício é tanto, que a economia pode chegar a R$ 200 por mês, dependendo do grau de consumo do usuário.

A novidade estará presente na 15ª edição da Feira Internacional da Construção - Construsul, que acontece entre os dias 1 a 4 de agosto, em Porto Alegre.

O sistema é composto por placas solares e um reservatório térmico que garante a qualidade na armazenagem da água quente. O custo do produto, que possui garantia de vida útil de 30 anos, é pago por sua economia em menos de oito anos. Sendo assim, os cálculos apontam para 22 anos de verdadeiro lucro em energia, sem mencionar os benefícios ao meio ambiente.

- Utilizamos um sistema europeu. Lá não há tanta incidência da luz solar quanto aqui, no entanto, existem milhares de quilômetros instalados. Já que funciona no velho continente, é obrigatório funcionar no Brasil, um país tropical - aponta o proprietário da Thermi Aquecimento, empresa expositora na Construsul, Silvio Luiz Mantovani.

Estes sistemas são adaptáveis, podendo ser configurados para contemplar a dimensão de uma casa pequena ou um grande condomínio. Além disso, sua funcionalidade pode ser estendida para beneficiar o aquecimento de piscinas ou até a calefação de ambientes internos, amenizando as baixas temperaturas do rigoroso inverno gaúcho.

De acordo com pesquisa realizada pelo Departamento Nacional de Aquecimento Solar da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ABRAVA), o setor de aquecimento solar cresceu 6,5% no ano de 2011, produzindo 1,029 milhão m2 cletores solares, um recorde para o setor.

A Feira Construsul tem entrada gratuita e acontece no Centro de Eventos da Fiergs, das 14h às 21h. São esperados mais de 75 mil visitantes este ano, que conhecerão os produtos e serviços de 559 empresas expositoras. Simultaneamente, também será realizada a 7ª edição da Feira Expomáquinas, que reúne as principais máquinas e equipamentos destinados à construção civil.

Serviço


15a Construsul e 7a ExpoMáquinas
Local: Centro de Eventos da Fiergs
Endereço: Av. Assis Brasil, 8787 - Porto Alegre
Dias: 1 a 4 de Agosto
Horário: Das 14h às 21h
Entrada: Gratuita

Construsul

A Construsul vem há 15 anos realizando o maior encontro de construção civil da Região Sul, onde se reúnem as indústrias, o varejo, compradores, entidades setoriais, representantes de governo e a imprensa. Todos, com a proposta de sinalizar o desenvolvimento do setor. O evento recebe hoje as maiores empresas do segmento, mostrando além de sua credibilidade, o elevado grau de desenvolvimento que atingiu, sendo apontada como uma das primeiras feiras no ranking do setor no Brasil e a maior da Região Sul. Tornou-se mais do que um evento local, pois, além de contar com expositores internacionais, tem tido um considerável número de visitantes e compradores de outros Estados e do Mercosul, interessados nos produtos e na tecnologia que expõe.

ExpoMáquinas 


A ExpoMáquinas é a maior exposição da Região Sul de Máquinas e Equipamentos para Construção. O setor vive um momento econômico favorável e algumas das empresas presentes registraram aumento de até 30% no volume de negócios encaminhados durante o evento. A necessidade de melhorias em infraestrutura, em virtude da recepção de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos, em 2016 é um dos fatores impulsionadores.
Fonte: Play Press
Autor: Rafael Dias Borges 
Revisão e Edição: André Lacasi
RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário