segunda-feira, 4 de junho de 2012

Chegou o primeiro Procon Digital do País
Ele veio para facilitar a vida dos milhões de consumidores brasilienses

ronaldo nascimento2
Secretário de Justiça, Alírio Neto, apresentou as funcionalidades do novo portal
 
A falta de tempo é a maior aliada de empresas que desrespeitam os consumidores e na era digital, tudo se resolve on line. A partir desta sexta-feira (01/06), os consumidores contam com mais um instrumento para fazer denúncias e pedir orientação virtualmente. 
 
A iniciativa é pioneira no Brasil porque a plataforma usada permite o consumidor fazer a denúncia e anexar arquivos que ajudem no processo, como fotos, documentos, entre outros. O sistema entrará no ar em caráter experimental por 90 dias, até que outras funcionalidades sejam instaladas definitivamente. 
 
Para utilizar o Procon Digital, os consumidores deverão fazer um cadastro com dados básicos, como nome completo, e-mail, localização e contatos. Após o registro, o usuário receberá um e-mail imediatamente com a confirmação de recebimento e em até 72 horas receberá uma resposta definitiva para o processo. O sistema funcionará das 16h às 20h e o usuário também poderá acompanhar o processo on line. 
 
“Noventa por cento dos registros no Procon são referentes a pedidos de orientação e denúncias. Por isso, nesse caráter experimental de 90 dias, vamos oferecer estas opções mais requisitadas e esperamos desafoga a demanda presencial”, explica o secretário de Justiça Alírio Neto, que fez o primeiro acesso ao sistema no ato de lançamento. 
 
Ainda segundo Alírio, em alguns meses o sistema funcionará vinte e quatro horas por dia. “Outra novidade para os consumidores, que será implementada em outra fase, é a instalação de totens em locais estratégicos, como shopping centers”, adianta Alírio. 
 
Inicialmente o Procon vai disponibilizar 10 servidores para atenderem exclusivamente as demandas virtuais. Na segunda fase de implementações, o consumidor poderá consultar o ranking das empresas com mais reclamações, adiantou o secretário. 
 
Para o diretor-geral do Procon, Oswaldo Morais, essa nova ferramenta não é uma tendência, já é realidade entre a população que tanto utiliza o comércio eletrônico. “E esperamos dobrar o número de atendimento alcançando esses consumidores que não têm tempo para registrar a denúncia presencialmente”, explica Morais. 
 
Atendimentos - De janeiro a dezembro de 2011, o Procon atendeu 229.558 consumidores. Cerca de 90% dos registros correspondem a pedidos de orientação e denúncias. Em 2012, o Procon atendeu 84.113 consumidores de janeiro até o dia 30 de maio.
Fonte: Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal
Autor: Imprensa 
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte
RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário