segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A CHINA VAI QUEBRAR A ECONOMIA MUNDIAL.

   Por Luciano Pires.

   Há 200 anos Napoleão Bonnaparte fez uma profecia, que está começando a realizar-se atualmente, ao dizer " Deixem a China dormir porque quando ela acordar, o mundo vai estremecer.

   A China do futuro - O futuro é hoje... A verdade é que agora tudo o que compramos é MADE IN CHINA ou MADE IN PRC que significa a mesma coisa.  Eis um aviso para o futuro! mas quem liga para esse aviso? Atualmente ninguém. Agora é só aproveitar.....aproveitar.... E depois como será para nossos filhos? que futuro terão?
   Já pensou como ficará a China do futuro?
  Alguns conhecidos, voltaram da China impressionados. Um determinado produto que o Brasil fabrica um milhão de unidades, numa só fábrica chinesa produz quarenta milhões... A qualidade para alguns produtos já é quase equivalente. E a velocidade de reação é impressionante. Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas... com preços que são uma fração dos praticados aqui.
   Uma das fábricas para o interior porque os salários da região onde esta instalada estão alto demais, 100 dólares. Um operário brasileiro equivalente ganha no mínimo 300 dólares que acrescido de impostos e benefícios representa quase 600 dólares. Quando comparado com os 100 dólares dos chineses que recebem zero de benefícios... estamos perante uma escravidão amarela e alimentando-a. Horas extraordinárias? na China? esqueça!!! o pessoal por lá é tão agradecido por ter um emprego que trabalha horas extras, sabendo que não vão receber nada por isso. Atrás dessa postura esta a grande armadilha chinesa. Não se trata de uma estratégia comercial, mas sim de uma estratégia de poder para ganhar o mercado ocidental.
   Os chineses estão tirando proveito da atitude dos marqueteiros ocidentais, que preferem terceirizar a produção ficando apenas com o que ela agrega de valor: a marca. Dificilmente você adquire nas grandes redes comerciais dos Estados Unidos da América um produto Made In Usa. É tudo Made In China com rótulo estadunidense.
    Empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e vendendo por centenas de dólares. Apenas lhe interessa o lucro imediato e a qualquer preço. Mesmo ao custo do fechamento de suas fábricas e do brutal desemprego. É o que se pode chamar de estratégia preçonhenta (preço com peçonhento).
    Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a China assimila essas táticas e tecnologia, cria unidades produtiva de alta performance, para dominar no longo prazo. Enquanto as grandes potências mercadológicas que ficam com as marcas, designs e suas grifes, os chineses estão ficando com a produção, assistindo e contribuindo para o desmantelamento dos já poucos parques industriais ocidentais. Em breve por exemplo, já não haverá mais fábrica de tênis ou de calçado para o mundo ocidental. Só haverá na China.
   Então num futuro próximo, veremos os produtos chineses aumentando seus preços, gerando um choque da manufatura, como aconteceu com o petróleo nos anos 70. Ai já será tarde demais. Então o mundo perceberá que reerguer as suas fábricas terá um custo proibitivo e irá render-se ao poderio chines. Perceberá que alimentou um enorme dragão e acabou refém do mesmo. Dragão este que aumentará gradativamente seus preços, já que será ele quem ditará as novas leis do mercado, pois quem tem o monopólio da produção manda. Sendo ela e apenas ela quem possuirá as fábricas, inventários e empregos, ela é quem vai regular os mercados e não os preçonhentos. Iremos nós e nossos filhos, netos assistir a uma inversão das regras do jogo atual que terão nas economias ocidentais o impacto de uma bomba atômica chinesa. Nessa altura em que o mundo ocidental acordar, será muito tarde. Nesse dia, os executivos olharão tristemente para os esqueletos das suas antigas fábricas, para os técnicos aposentados e chorarão sobre as sucatas dos seus parques fabris desmontados. E então lembrarão com muita saudades, do tempo que ganharam dinheiro comprando "baratinho dos escravos chineses" e vendendo caro suas marcas aos seus conterrâneos. E então entristecidos, abrirão suas marmitas e almoçarão as suas marcas que já deixaram de ser poderosas, pois foram todas copiada!
   Reflitam e comece a comprar já os produtos de fabricação nacional, fomentando o emprego em seu país, pela sobrevivência dos seus amigos, do seu vizinho, e até mesmo de sua própria e de seus decendentes, e seu próprio país.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário