quinta-feira, 10 de novembro de 2011

banda larga

Amigas e amigos, 

Depois de nos mobilizarmos e enviarmos mais de 80.000 mensagens para o Conselho Diretor da Anatel, entre a divulgação da Campanha Banda Larga é um direito seu!, do Idec e da Avaaz, finalmente conseguimos Regulamentos de Qualidade para o serviço de banda larga no Brasil! 

A partir de agora teremos: 
  • indicadores qualidade de rede e de atendimento aos consumidores
  • parâmetros mínimos e médios de velocidade contratada
  • o software para o consumidor medir a qualidade da conexão
Esta mobilização foi importante não somente pelos regulamentos em si, mas para mostrar para o governo que nós estamos atentos, mesmo às negociações mais restritas, recheadas de termos técnicos e longe dos holofotes da imprensa. Nós provamos que temos poder de nos mobilizar para representar os interesses dos consumidores nas decisões que nos afetam, ao invés de sermos excluídos delas como de costume.. Levamos o nosso chamado por #QualidadeJa para os trending topics do Twitter, atingindo centenas de milhares de pessoas e fazendo a votação da Anatel repercutir na grande imprensa

Por outro lado, mesmo com motivos para comemorar, nem tudo foi satisfatório. A Anatel não aprovou um limite para ocupação de rede, o que significa que as empresas provedoras do serviço poderão continuar a saturar suas redes com novos pontos de conexão. Eles também não garantiram o abatimento proporcional na conta às falhas na conexão e o software de medição disponível para o consumidor não poderá mais ser programado para medições constantes, o que serviria para conferir as velocidades médias. 

Campanha Banda Larga é um direito seu! acompanha de perto as políticas e negociações governamentais, defendendo sempre uma banda larga barata, de qualidade e para todos. Se você quer continuar a fazer parte desta luta, veja como participar:

http://campanhabandalarga.org.br/index.php/participe/ 

Obrigado e até a próxima! 

Veridiana Alimonti
Idec e Campanha Banda Larga é um direito seu! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário